Poderá também gostar de:

terça-feira, 21 de julho de 2015

De Israel chega-nos mais um pouco da História de Camarate


O fantástico amigo do Jornal de Camarate Inácio Steinhardt, após ler em Israel a nossa partilha de um pouco da História da nossa Vila, brindou-nos com mais um pedaço de História de Camarate que, acreditamos, muitos de nós - senão todos - desconhece. Deixamos também menção ao seu livro

Citando:
"Qamrat significa em árabe "duas luas"
A tribo berbere de Benu Qamrat era berbere, do sul do Sahara, e por isso eram negros. Os três reguengos Unhos, Frielas e Aldeia dos Negros foram concedidos por D. Afonso Henriques ao judeu Yahia Ben Yaish, em recompensa pela ajuda que este lhe deu na conquista de Santarém e talvez também na conquista de Lisboa. 

Aldeia dos Negros era a aldeia dos Benu Qamrat. Os descendentes de Yahia ficaram conhecidos por Ibn Yahia, mas mais tarde também lhes chamavam Ibn Yahia Negro, por terem uma quinta na tal aldeia dos negros. David Negro tinha também propriedades em Almada. Quando ele tomou o partido de D. João de Castela, na sucessão de D. Fernando, e fugiu para Castela, todos os seus bens foram confiscados e entregues ao Condestável, que também instalou na quinta de Camarate a sua mãe. Nessa altura, a mulher de David Negro recorreu do confisco das propriedades, por si e pelos seus filho, alegando que não eram responsáveis pelos actos do marido e pai. 

D. João I manteve a propriedade de Camarate ao Condestável, que depois a legou à Ordem dos Carmelitas, e devolveu aos Negros as propriedades de Almada, onde ainda existe o Rio do Judeu. Escrevi sobre isso no meu livro "Raizes dos Judeus em Portugal"."


Capa completa: contracapa, lombada, capa e badanas.

 por Inácio Steinhardt
Journalist - Translator -Researcher
Tel Aviv Journalists Association, Tel Aviv
Israel Translators Association, Tel Aviv
Associação Portuguesa de Tradutores, Lisboa
Society for the Study of the Jews of Sefarad and the Sefardi Diaspora, Jerusalem;

Web sites and blogs:
www.steinhardts.com (English)
www.steinhardts.com/ishluz (Português)
ishluz.wordpress.com (Português)
steinhardts.wordpress.com (História das Palavras)