Poderá também gostar de:

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Grande entrevista ao Presidente do GD Águias de Camarate Sr. Frederico Dias

O entrevistado de hoje é o Presidente do Grupo Desportivo Águias de Camarate o Sr. Frederico Dias. 

Jornal de Camarate: Olá Frederico, agradeço o teu tempo e disponibilidade para conversares um pouco com o Jornal de Camarate.

Frederico Dias: O prazer é meu e quero desde já gratificar o Jornal de Camarate pelo apoio dado ao Grupo Desportivo Águias de Camarate.

JC: Primeiro de tudo, vamos lá a saber, como “entrou” o Camarate na tua vida?

Frederico Dias: Posso concluir que o Águias de Camarate se enraizou totalmente em mim quando tinha cerca de 8\9 anos de idade. Comecei a acompanhar o meu pai nos jogos da equipa sénior quer fosse em casa ou fora, recordo-me bem da pressa que era ter de almoçar só para chegar antes do inicio do jogo.

JC: Porquê este amor, esta dedicação ao clube que faz com que um rapaz novo, talvez dos presidentes de clubes mais novos que me recorde, agarrar-se a um projecto tão complicado como vinha a ser - e ainda é porque nem tudo está resolvido - o Águias de Camarate?

Frederico Dias: Com um amor à camisola como o meu, e com uma vontade de quem não consegue baixar os braços, juntei-me ao Camarate para ajudar nos treinos dos escolinhas. Comecei naturalmente a envolver-me mais e mais nos assuntos do Clube e da própria comunidade de Camarate. Realidades como crianças que não tinham qualquer apoio em casa procuravam no clube respostas. Eu e todos os outros profissionais sentimos a responsabilidade social de ajudar no que pudéssemos, fosse equipamentos, comida ou apenas alguém com que partilhassem os problemas escolares. 


Com o passar dos anos o grupo confiou em mim para liderar iniciativas como a Camarate Cup ou mesmo a reestruturação do próprio clube. Não tem sido fácil, mas somos um Grupo unido, com uma identidade muito própria, que se recusa a baixar os braços face às adversidades que vão aparecendo. Actualmente deparamos-nos com o problema de desgaste do nosso principal e único sintético. Com 17 anos, e sendo o único campo de treinos e jogos que o GDAC possui, apresenta níveis alarmantes de desgaste, pelo que estamos numa jornada de angariação de apoios para a substituição do mesmo. Concorremos ao concurso lançado pela Federação Portuguesa de Futebol que visava reabilitar estruturas ligadas ao futebol mas, até hoje e apesar dos nosso contactos, nada nos foi dito.

JC: Quando assumiste a presidência foi difícil encontrares pessoas de confiança que, com dedicação e com empenho, te acompanhassem nesta jornada que se antevia quase uma missão impossível?

Frederico Dias: Sim foi algo complicado em arranjar pessoas realmente interessadas em fazer mais e melhor. Tendo em conta a conjuntura actual, é difícil para o cidadão normal dedicar-se aos projectos de coração com o máximo de empenho sem esperar nada em troca. O associativismo está mais pobre, não falo apenas nos problemas monetários, que são evidentes, falo também das pessoas que apenas querem um nome num papel sem que para isso façam algo.



JC: Pelo caminho foste apanhando muitos contratempos, muitas “pedras no sapato”, quais foram as mais dificuldades que encontraste no Camarate até hoje? As finanças do clube? As condições físicas em que se encontram as instalações e o material? Ou, as pessoas!?

Frederico Dias: As maiores dificuldades foram essencialmente financeiras. Quando tomei posse o clube encontrava-se com algumas dividas, que foram sendo saldadas, hoje estamos a lutar diariamente para que não falte nada aos nosso atletas. Desde balneários ao posto médico os membros desta direcção têm feito todos os esforços para reconquistar o terreno perdido nos últimos anos.

É de frisar que somos um grupo jovem da terra e que não temos medo de meter as mão à obra.

Quanto às pessoas, foi uma inconstante, muitos eram os que apareciam e pouco eram os que ficavam.

Dificuldades, mais uma vez, para nós é um hábito. Elas aparecem e nós arranjamos uma solução.

JC: Muitos melhoramentos têm sido feitos a olhos vistos, há trabalho – não só de escritório mas também a nível terreno - aos poucos e com as condicionantes existentes tem-se visto que têm sido feitos os melhoramentos possíveis mas, o que é que ainda falta?

Frederico Dias
: Como referi anteriormente, o sintético é o nosso maior problema. Este já não reúne as condições para uma prática boa segura do futebol. Andamos a tentar por todas a vias a renovação do campo seja por via de patrocínios, apoios ou concursos. Fora este problema bastante grave, vamos aos poucos reabilitando a infraestruturas ligadas directamente ou indirectamente ao futebol. Reabilitámos os balneários, vedações e parte da sede. Para além disso reunimos uma equipa de massagistas desportivos que acompanham os atletas diariamente de forma a obterem o maior e melhor rendimento.

As missões só são impossíveis até serem superadas.

JC: A questão do relvado sintético foi um grave problema, até haver concordância, entre quem de direito, nem tudo foi um mar-de-rosas… O que se passou afinal relativamente a este assunto?

Frederico Dias
: Para além do desgaste também as dimensões foram um problema, devido ao muro do nosso campo não se encontrar a uma distância de segurança exigido nos regulamentos. Estivemos durante meses a resolver esse impedimento que agora esperamos que esteja resolvido.

JC: O Águias de Camarate tem apostado fortemente na formação, o projecto Escola de Futebol AC FOOT tem sido um sucesso! Quantas crianças estiveram no AC FOOT a treinar na época 2015/16?

Frederico Dias: Cerca de 140 atletas

JC: Para além dessas crianças o Águias de Camarate ainda teve as equipas de iniciados, juvenis e juniores. Tudo a treinar num só campo. Como é possível conciliar todas as equipas e haver treinar em quantidade e qualidade para todos?

Frederico Dias: É um trabalho que não é fácil mas, felizmente, temos conseguido gerir esses aspectos, de muita quantidade e cada vez mais qualidade! Isso devido às qualidades dos treinadores que conseguem superar as dificuldades com bastante rigor e organização.

JC: Achas que se houvesse uma maior aposta no melhoramento das condições do/s campo/s (porque atrás do bar há terreno suficiente para ser aproveitado e já lá existiu um campo que ajudava e muito), o Águias de Camarate/AC FOOT poderiam oferecer mais e melhores condições, a fim de cativar mais crianças para o clube, tirando as mesmas da rua ou da frente do computador, convivendo com outras crianças, fazendo desporto e evitando possíveis desvios para maus caminhos e toda a gente sairia a ganhar?

Frederico Dias: Sim esse é o nosso principal objectivo. Melhorar as condições que temos para que possamos ter cada vez mais atletas nas nossas equipas. Felizmente o Camarate já deixou de ser a última opção para jogar, mesmo com as condições que temos!
Melhorar as nossas condições irá possibilitar um maior investimento social, tirar as crianças da rua e ajudá-los para o resto das suas vidas. Formar atletas e cidadãos conscientes é um dos nossos grandes objectivos.

JC: Como está, a nível de instalações e melhoramentos, a sede do clube? Neste momento qual é o funcionamento e utilidade da mesma?



Frederico Dias: Actualmente a sede do clube serve para a modalidade de kickboxing no nosso pavilhão. Contamos que num futuro próximo a sede seja um lugar mais acolhedor para receber os nosso associados e simpatizantes, patrocinadores e ter reuniões. A sala de troféus também é um pequeno - grande - passo para que a história do clube esteja exposta a todos. O bar da nossa sede também irá ser reabilitado, local onde os nossos sócios possam frequentar e passar os seus tempos livres.

JC: E as modalidades? Como está a “saúde” do kickboxing?

Frederico Dias: Além do futebol só temos a nossa modalidade de kickboxing, que se encontra bastante bem de saúde, onde se fazem bastantes campeões a nível nacional onde, cada vez mais, atletas de outros ginásios procuram o nosso clube para treinarem.

JC: A ginástica foi uma bandeira do Camarate durante muitos anos. Terminou há já algum tempo, consegues explicar-nos o motivo, se for do teu conhecimento?

Frederico Dias: Não sei exactamente o que se passou com a ginástica.

JC: Temos o Águias de Camarate/AC FOOT, não poderíamos ter o Águias de Camarate/ACROMIX por exemplo?

Frederico Dias: Sim, poderia haver, mas isso engloba outra estruturação que o clube ainda não tem, mas também temos no nosso projecto “Camarate para todos”, voltar a ter mais modalidades a funcionar no nosso pavilhão além do kickboxing.

JC: Voltando ao futebol, particularmente ao futebol sénior, o Águias de Camarate está de volta aos campeonatos federados!! Em primeiro lugar quero felicitar toda a direcção do clube por terem conseguido recomeçar os seniores do clube já para esta época! Muitos parabéns e obrigado! Foi difícil este regresso? Que obstáculos encontraram pelo caminho e como conseguiram as soluções para chegarem a um entendimento de que realmente era possível começar com uma equipa sénior do Águias de Camarate já esta época!?

Frederico Dias: Obrigado, foi um dos nossos projectos. Voltar com a equipa sénior, foi difícil mas, como digo, não impossível.

Esta foi a altura que eu e a restante direcção achámos ser a ideal para relançar o escalão máximo. Os valores anuais gastos com a equipa sénior não eram exequíveis com as dividas existentes e, quero desde já agradecer a todos os que participaram nas captações, felicitando quem foi escolhido, e desejando a maior das forças nas provas futuras.

JC: Queres falar-nos um pouco deste projecto? As metas a curto/médio e longo prazo?

Frederico Dias: Um projecto sólido que tem pernas para andar, claro que queremos sempre o melhor, vai ser um ano de arranque em que vamos fazer o melhor possível. Metas a médio prazo é ter uma equipa competitiva com o objectivo de, ano após ano, subirmos de divisão.

JC: A equipa técnica, que já fizemos questão de apresentar aqui, é constituída por pessoas fortes, conhecedoras e empenhadas. Foi difícil arranjar esta estrutura?

Frederico Dias: Sim foi difícil, não é fácil encontrar pessoas competentes e pessoas alem de competentes com gosto pelo clube e do que fazem, pessoas da terra e conhecedoras do clube e pessoas com bastante competência para servirem o clube da melhor maneira.

JC: Quantos sócios pagantes tem o Águias de Camarate?

Frederico Dias: Cerca de 80 pagantes.

JC: Que benefícios um sócio pode ter relativamente a acordos/parcerias que o clube fez com empresas da Vila?

Frederico Dias: Actualmente estamos a reestruturar de raiz o departamento de comunicação de forma a ter mais e mais vantagens mas, por agora, temos parcerias com o Novo Oculista de Camarate e com o jardim infância Nossa Senhora dos Anjos isto em Camarate, fora da vila temos com a clínica Lambert e a Decathlon.

JC: Qual é a mensalidade da cota de sócio?

Frederico Dias: Sócios menores e senhoras 1 euro por mês. Sócios efectivos 2 euros por mês.

JC: Queres acrescentar algo que não tenha sido falado?

Frederico Dias: Quero agradecer ao Jornal de Camarate pela oportunidade desta entrevista,e toda a informação que tem dado sobre a vida do clube. E queria aproveitar para dizer a todos os sócios, simpatizantes e população que o clube não está morto, está vivo, está-se a erguer e precisa do apoio de todos!

Um agradecimentos a todos que, dia a dia, trabalham em prol do clube e deixam de estar com as suas famílias para estar a trabalhar para o clube e também para os patrocinadores que nos tem ajudado, o apoio de todos e muito importante!

1 comentário:

Anónimo disse...

Bora camarate vamos contigo para onde tiver qe ser. ULTRAS CAMARATE até morrer. N seija parolo apoie o clube da nossa terra. Toda gente é bem vinda como atleta como apoio...