Poderá também gostar de:

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Marchas Populares Infantis animam ruas de Camarate

Realizou-se, no dia 13 de junho, um Desfile de Marchas Populares Infantis, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Camarate - D. Nuno Álvares Pereira, que encheu de colorido, animação e música popular portuguesa as ruas daquela vila.

A tarde do dia 13 de junho foi de festa nas ruas de Camarate. Organizado pelo Agrupamento de Escolas de Camarate - D. Nuno Álvares Pereira, o Desfile de Marchas Populares Infantis teve como palco a rua principal da vila, junto à Igreja Matriz, reunindo todas as escolas deste Agrupamento: EB1/JI Nº1, EB Nº2, EB1 Nº4, EB1 Nº5 e EB1 Nº6 de Camarate, EB1/JI de Fetais, EB1/JI Quinta das Mós e EB2/3 Mário de Sá Carneiro.


O espírito dos santos populares dominou todo o desfile, que contou com a participação de 300 alunos e 80 adultos, entre eles professores, auxiliares, músicos e elementos do júri, envolvendo a comunidade local em clima de festa e transformando-a numa espécie de encerramento de ano letivo. A música popular foi comum a todas as escolas, a letra criada por cada uma delas e cantada pelo respetivo coro, ao qual se juntou a participação da Orquestra “ Bora Nessa”.

Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures, marcou presença neste evento, aceitando o convite para apadrinhar a marcha da EB1/JI de Fetais. O autarca deu início ao Desfile, fazendo um agradecimento especial ao Agrupamento de Escolas de Camarate - D. Nuno Álvares Pereira pela organização desta iniciativa, “que muito contribuiu para a dinamização da vida da população de Camarate”. A este espírito popular aderiram, também, a presidente da Assembleia Municipal de Loures, Fernanda Santos e o presidente da União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, Arlindo Cardoso, que apadrinharam a marcha da EB1 Nº6 de Camarate. Raquel Carvalho, diretora deste Agrupamento de Escolas, agradeceu a presença de todos os que se juntaram “àquela que é a festa da comunidade de Camarate”.


Após este animado e colorido desfile popular pelas ruas de Camarate, a festa prosseguiu na escola EB2/3 Mário de Sá Carneiro onde, para além de várias demonstrações de música, teatro e poesia, teve lugar a apresentação dos três finalistas do Desfile de Marchas Populares Infantis. 
O terceiro lugar foi atribuído à EB1 Nº6 de Camarate, o segundo à EB Nº2 e o grande vencedor foi a EB1/JI de Fetais.

A festa continuou com mais demonstrações e atividades lúdicas, bem como com a típica festa da sardinha e da febra assadas, não fosse 13 de junho o dia de Santo António.

Sem comentários: