Poderá também gostar de:

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Datas e curiosidades sobre a Vila de Camarate



- Durante a Idade Média, Camarate foi, e até ao 1.º de Maio de 1511, parte integrante da vizinha freguesia de Sacavém
- Nos anos de 1864 e 1878 pertencia ao concelho dos Olivais, extinto por decreto de 22/07/1886. No censo de 1890 fazia parte do 3º Bairro do concelho de Lisboa. Passou a fazer parte do concelho de Loures por decreto de 26/09/1895

- O título de Visconde de Camarate foi instituído por decreto de D. Luís I de 25 de Maio de 1870 e confirmado por carta do mesmo monarca de 31 de Maio do mesmo ano em favor de Hermenegildo Augusto de Faria Blanc.
Lista de viscondes de Camarate:
• Hermenegildo Augusto de Faria Blanc (23 de Setembro de 1809 - 14 de Janeiro de 1882);
• João Augusto de Faria Blanc (20 de Julho de 1848 - 1934).

- A 1 de Agosto de 1934, iniciaram-se as carreiras diárias de camioneta para LISBOA, da Isidoro Duarte - passando pela Charneca do Lumiar, evitando assim a caminhada até à Estrada do Caminho de Ferro em SACAVÉM.
               
- Em 1935, as povoações de Sacavém e Camarate eram servidas por uma estrada única que as ligava e cujo estado era lastimoso. Os veículos não conseguiam transitar, sendo obrigados a "dar a volta pela Estrada Militar, para pagar ainda por cima o frete".
               
- A 14 de Fevereiro de 1937, passa CAMARATE a ter luz eléctrica.

- A 8 de Junho de 1952, foi inaugurada a água canalizada. Estes dois últimos melhoramentos, deveram-se aos esforços do Sr. Eng. Bandeira Vaz, que viveu os seus últimos dias, na Quinta das Areias, em Camarate, onde é hoje a" Casa de Repouso de S.José ".

- A 19 de Outubro de 1953, é inaugurado o edifício para o ensino primário - Escolas do Plano dos Centenários.

- A 1 de Março de 1964,é inaugurada a Estação dos Correios em Camarate.


- A 4 de Dezembro de 1980 ocorreu um desastre de aviação em Camarate, no qual faleceu o Primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro. O desastre deu-se depois de um pequeno Cessna, que transportava Sá Carneiro e seus acompanhantes, ter descolado do aeroporto da Portela com destino ao Porto, onde o Primeiro-Ministro era aguardado para um comício com o candidato presidencial do partido - Aliança Democratica, general Soares Carneiro.
As causas do acidente não foram estabelecidas, e uma enorme polémica à volta da queda do avião começou a desenhar-se.

- Centro de Dia para a Terceira Idade: inaugurado a 28 de Agosto de 1993. Anteriormente neste local, funcionava uma escola onde muitos dos actuais sócios aprenderam a ler e a escrever.

- Em 4 de Junho de 1997 foi elevada a vila por decreto da Assembleia da República

- A Associação Unitária de Reformados e Pensionistas é uma das mais dinâmicas da freguesia. Possui um grupo coral composto por mais de 20 elementos.

- Existem, um pouco por toda a parte, vestígios de Camarate ter sido uma área sujeita a abalos sísmicos, o que levou a que os edifícios mais antigos, incluindo a Igreja Matriz, fossem reforçados com estruturas metálicas, única forma de reaprumar as grossas paredes de pedra, as quais abriram fendas, principalmente nos topos.

- Sócio nº1 do Grupo Desportivo Águias de Camarate - Sr. Inácio de Silva Morais.






fonte:escola eb23máriodesácarneiro
pt.wikipedia.org


1 comentário:

Anónimo disse...

Estou orgulhosa de ti.