Poderá também gostar de:

sábado, 22 de outubro de 2016

Grande entrevista à Srª Drª Fernanda Santos presidente da Assembleia Municipal de Loures



Hoje apresentamos mais uma grande entrevista!

A Drª Fernanda Santos é a nossa convidada, desde já muito obrigado por ter aceitado o nosso convite.

O nosso convite à Drª Fernanda Santos é fácil de explicar, é uma mulher de Camarate, bem-sucedida, com um curriculum invejável para qualquer pessoa! Daí que tenha entendido que era preciso conversar com uma pessoa como a Fernanda para mostrar a todas as mulheres de Camarate (e não só) que sim, é possível! O seu curriculum fala por si:


Bibliotecária na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 2000, foi também professora do ensino básico e secundário entre 1994 e 2000 em diversas escolas dos concelhos de Loures, Lisboa e Vila Franca de Xira

Eleita pela CDU na Assembleia de Freguesia de Camarate entre 1993 e 2005, tendo exercido o cargo de 1ª Secretária no mandato de 1993 a 1997 e na Assembleia Municipal de Loures entre 1997 e 2001 e desde 2005 até ao presente, sendo presidente deste órgão desde as eleições autárquicas de 2013;

Eleita na Junta de Freguesia de Camarate desde 2005 até ao presente

Foi dirigente e membro do Gabinete da Juventude de Camarate, associação de jovens com ampla actividade nesta freguesia, desde a sua fundação em 1989 até à sua extinção em 2001;


Jornal de Camarate - A Fernanda Santos é natural de Camarate? Quando puxa a memória atrás e recorda a nossa vila de Camarate, no seu tempo de infância, como vê Camarate agora, comparando a evolução dos tempos?

Fernanda Santos
- Vim morar para Camarate com 7 anos, para o Bairro CAR. A nossa vila foi mudando, desde logo com as novas construções, a CRIL, mas aquilo que me recordo bem era a sensação de espaço. Havia, e ainda há, as quintas que rodeavam a vila, as pessoas conheciam-se… e ainda hoje isso se mantém.

JC - Como começou, tão cedo, este interesse pela política?


Fernanda Santos - Aos 18 anos, juntamente com outros jovens de Camarate, integrei uma associação de jovens, o Gabinete da Juventude de Camarate que se começou por iniciativa da Junta de Freguesia de então. Cederam-nos uma sala no edifício da Junta e permitiram-nos o uso do salão e dos meios que dispunham para realizarmos as nossas actividades. Contactei assim com eleitos e apercebi-me do trabalho que faziam, de como funcionava uma autarquia, do que era ser autarca e trabalhar em prol da população. O interesse pela política veio de modo natural no seguimento disto: a uma vontade de fazer coisas juntou-se um modo de intervir na sociedade de modo mais directo. O exercício de um cargo político é um desses modos.

JC - Já passou por alguns cargos no PCP, qual foi aquele que mais gosto lhe deu desempenhar?

Fernanda Santos - Permita-me uma correcção: não tenho nem nunca tive nenhum cargo no PCP. Sou militante e integro-me num colectivo que reúne e age em prol da população. O ser membro da direcção concelhia ou da comissão de freguesia são tarefas e responsabilidades de direcção a nível local de organização e acção partidária. Não sei se para a maioria das pessoas isto será entendível, já que se tende a ver estas responsabilidades como algo diferente. Mas fazendo um paralelo com o movimento associativo é um pouco a diferença entre ser-se sócio e participar em iniciativas e fazer parte dos corpos sociais… salvo as devidas diferenças claro.

JC - E já agora qual o mais difícil e/ou desafiante?

Fernanda Santos - Estar à altura das responsabilidades que os meus camaradas entendem que deva ter.

JC - Em 2013 a Fernanda, assumiu, em nome da CDU, o compromisso de “manter em funcionamento todos os serviços actualmente existentes nas freguesias de Loures em que a CDU tiver a maioria, ampliando-os e melhorando-os onde possível”.
Julga que, de uma forma geral, desde essa altura isso tem sido feito com o sucesso previsto?

Fernanda Santos - Com toda a certeza que sim. Temos o exemplo da nossa união de freguesias, em que arbitrariamente o governo do PSD/CDS nos resolveu juntar a Unhos e à Apelação: a Junta de Freguesia manteve a funcionar todos os serviços de atendimento, nalguns casos alargou e reajustou horários e prestou outros serviços que já existiam em Camarate, como é o caso do Apoio ao Idoso e às Escolas e reorganizou os serviços administrativos e operacionais para funcionarem em rede e em conjunto.

JC - Ainda ao “Avante”, foi-lhe questionado:

“Quais as principais consequências da extinção de freguesias no concelho? A CDU compromete-se com a luta pelo restabelecimento integral das freguesias?”

Ao que a Doutora respondeu:

“Continuaremos a lutar pelo restabelecimento das freguesias. Em Loures elas diminuem de 18 para 10, criando verdadeiros «gigantes» com 35 ou 45 mil habitantes. Entretanto manteremos os serviços e os trabalhadores que existem em cada freguesia, defendendo os interesses das populações. E como temos dito, só há uma coisa pior do que estas agregações à força: é que elas não sejam geridas pela CDU.”

Três anos passados, o que acha da situação actual das uniões de freguesias? Vieram por bem? Isto é, se antes os eleitos para a JF Camarate apenas tinham que se concentrar nos problemas de Camarate agora, uma mesma equipa tem de olhar para Camarate, Unhos e Apelação. O alargamento das mesmas, criando os tais “gigantes” não veio prejudicar as freguesias, no nosso caso Camarate?


Fernanda Santos - Os “gigantes” prejudicaram todas as freguesias ao afastar os eleitos da população. Vou pegar novamente no nosso exemplo. Tínhamos 3 presidentes de Junta a tempo inteiro e mais 11 eleitos nas juntas que acompanham o que se passava e agiam de acordo com os seus pelouros para resolver o que era preciso. Neste momento temos um presidente e mais 6 eleitos na Junta. Não é possível conseguir chegar a todo o lado do mesmo modo que antes, embora em Camarate, com toda a gente que aqui mora e tantos problemas que temos, isso já fosse difícil.

JC - Camarate, tendo a densidade populacional que têm, com tantas quintas ao abandono, assim como enormes terrenos vazios, junto ao IP7 e ao aeroporto, nas “barbas” de Lisboa, não terá uma localização estratégica onde, aproveitando estes espaços, para criar empresas e empregos, tornar Camarate uma zona empresarial de muito sucesso?

Fernanda Santos - Sem dúvida que tem bons acessos agora, mas temos um grande problema: as nossas zonas industriais são loteamentos clandestinos na sua maioria e é necessário que haja organização dos proprietários para legalizar essas zonas e criando mais condições para que sejam ainda mais apetecíveis… E isso tem sido difícil de conseguir ao longo dos anos.

JC - E, já que falei nisso, as nossas Quintas, cheias de história mas actualmente vazias de tudo, não poderiam ser aproveitadas para jardins, serviços, um museu ou uma biblioteca, etc… Há o problema dos proprietários? Há o problema do dinheiro? É uma pena, para nós, termos tanto e, ao mesmo tempo, tão pouco. Não concorda?

Fernanda Santos - Dá-me imensa pena ver as nossas quintas ao abandono. São todas terrenos privados e cujos proprietários, por razões diversas, não tomam conta delas, seja por falta de dinheiro, porque não sabem mesmo o que fazer com elas. É evidente que poderiam ser aproveitadas para equipamentos ou zonas para usufruto de todos, tornando Camarate uma terra ainda mais apetecível para viver.

JC - Temos visto ultimamente uma forte aposta nas escolas de Camarate, muitas obras, requalificações e reconstruções. O ensino, e as condições onde o mesmo é prestado, são uma aposta forte, a prioridade, do executivo da CM Loures?

Fernanda Santos - São uma das principais apostas. Desde o início do mandato já foi gasto mais de um milhão de euros na requalificação das escolas. Em Camarate as escolas foram esquecidas pelo anterior Executivo municipal e só se construiu a Escola das Mós, projecto que já vinha de antes e foi consequência do realojamento das pessoas que viviam naquele local, e se começou a requalificação da Escola dos Fetais que estava muito degradada, esta por pressão dos pais. A nossa escola nº 1 foi encerrada e as crianças colocadas em contentores em Setembro de 2009 com a promessa que daí a um ano estavam numa escola nova. Nada foi feito: havia projecto mas não havia terreno que chegasse nem havia dinheiro. Quando chegámos essa foi uma prioridade e a escola está a ser construída e em 2017 estará pronta para ser usada.
Mas o ensino é uma prioridade de mais do que os edifícios, que são essenciais para que este ocorra em condições. Ainda neste âmbito foram criadas mais salas de jardim de infância e de ensino para crianças com necessidades educativas especiais e/ou deficientes. A Câmara apostou no apoio aos projectos das escolas, à criação de novos projectos, como sejam o ensino da música nos jardins de infância e às crianças com deficiência que é feito pelo Conservatório d’Artes de Loures, sedeado no Catujal.
Este ano foi ainda distribuído um kit de material escolar a todos os alunos do 1º ciclo, permitindo que todos estejam em igualdade de circunstâncias e de meios de aprendizagem a este nível. Na nossa freguesia assume uma particular importância todos terem cadernos, lápis, borracha, afia, canetas, material para pintar como deve calcular.


JC - Mudando um pouco a temática, passando para o desporto, a Fernanda gosta de desporto. É uma, não sei se posso dizer assim, apaixonada pela ginástica! Ainda faz ginástica?
Fernanda Santos - É de facto uma das minhas modalidades preferidas, que pratiquei em criança e que voltei a praticar há algum tempo. Mas também pratico natação.

JC - Acompanha o ACROMIX certo? O ACROMIX CAMARATE CLUB foi fundado a 2 de Julho de 2007. Os atletas do ACROMIX têm participado em várias provas e eventos por todo o país com um grande sucesso. Qual a importância do ACROMIX para os jovens e ali treinam?
Fernanda Santos - Desde logo a prática desportiva com todas as vantagens que são reconhecidas. Depois o trabalho em grupo, a responsabilidade e, sobretudo, a camaradagem e convívio, o espírito de entreajuda, o saber estar em público sabendo que estamos a ser vistos, avaliados… Parece uma coisa menos importante, mas dá uma ferramenta que pode ser importante para toda a vida.

JC - O ACROMIX tem algum tipo de protocolo/associação às escolas de Camarate, a fim de divulgar e incentivar os alunos à prática da ginástica?


Fernanda Santos - Tanto quanto sei não. O que é pena, para ambas as parte.

JC - Antigamente a ginástica em Camarate era modalidade do Grupo Desportivo Águias de Camarate e com bastante sucesso diga-se! Sabe, eventualmente, o que terá levado à extinção da modalidade no clube? Foi esse o motivo para a criação do ACROMIX?
Fernanda Santos - Essa pergunta terá de ser feita às direcções da altura de ambos os clubes.

JC - Não acha que, se houvesse uma colaboração entre o ACROMIX  e o GD Águias de Camarate, duma maneira em que todos ganhassem, o nome de Camarate chegaria mais longe e daria cada vez mais visibilidade e notoriedade à nossa Vila?
Fernanda Santos - Mais uma vez essa pergunta terá de ser feita às direcções de ambos os clubes. Contudo, a colaboração, aproveitando recursos que ambas as partes tenham, seja no caso dos clubes, seja nas autarquias, ou noutros, tem geralmente vantagens para todos. Neste caso, a nossa vila está bem representada por ambos os clubes, cada um nas suas modalidades.
 

JC - Nos EUA o desporto é fundamental para os alunos serem bem sucedidos, há quase que uma obsessão pela pratica do desporto, conta para as notas, ser bem sucedido no desporto escolar é uma ambição para os alunos e conta para o sucesso ou insucesso escolar. Não acha que, em Portugal, de uma maneira geral damos muito pouca importância ao desporto? Não há grandes estímulos para as crianças fazerem desporto. Numa altura em que a obesidade começa a ser, cada vez mais, um problema de saúde pública, não seria bom se, a nível nacional, se olhasse para o desporto escolar com outros olhos e se implementasse um programa mais rigoroso em que o desporto fosse mais crucial para as nossas crianças?

Fernanda Santos - O desporto, a par da arte, é crucial para o desenvolvimento do ser humano a nível global. Infelizmente, os sucessivos governos não deram a devida importância a esta matéria. São os clubes que têm a responsabilidade da prática desportiva dos seus associados e não só, incentivando, apoiando e mantendo as diversas modalidades. Parece que só há interesse quando chegamos à alta competição, o que é obviamente um erro: para se ser um atleta de elite ou mesmo apenas alguém que pratica desporto é necessário que haja uma formação de base, professores ou treinadores formados, boas condições…

JC - Como vê o trabalho que tem sido feito no Grupo Desportivo Águias de Camarate, como o único clube de futebol, de há uns anos atrás (quase extinto) até aos dias de hoje (Com o projecto que envolve imensas crianças que é o AC FOOT e que abraçou agora um novo projecto de reactivar a equipe de futebol sénior)?
Fernanda Santos - Julgo que existe um esforço sério por parte do GDAC em manter este clube, que faz parte da história da nossa vila e de muitos camaratenses, a funcionar e ao serviço da população. O facto de apostarem nas camadas de formação, para além de muitos outros factores, faz com que muitos miúdos pratiquem desporto, tenham uma ocupação que lhes vai dar muitas ferramentas para a vida: autodisciplina, organização, capacidade de decisão, etc... E isso é de louvar, no GDAC e noutros clubes.

2 comentários:

Nuno disse...

O GD Águias de Camarate foi esquecido pela a Junta de freguesia, de lastimar pessoas da terra deixarem o clube cair. Tais pessoas que estão á frente da Junta, de louvar aqueles que conseguiram elevar o nome do clube e patrocinadores, porque pelo o orgão (Junta e Câmara) estava o clube bem pior ainda, a ginática saiu do clube por razões de foro politico e pessoais. O clube está a dar o seu passo para continuar a ser o que era o grande Águias de Camarate. Agora pela junta o clube já estaria fechado. Viva os Filhos de Camarate.

Francisco Batalha disse...


Caro Nuno

Não fales do que não sabes, a gionástica não saiu do G.D.A.C., por motivos politicos, nem pessoais, mas por motivos financeiros, se quiseres saber a realidade, estou pronto para te explicar.
Também te quero dizer que não é com vinagre que se apanham moscas, isto para perceberes que não deves politizar os teus comentários.

Se o Clube está a ffuncionar a alguém o deve.