Poderá também gostar de:

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Memórias de Camarate por "Inacinho" Steinhardt [1ªParte]

Temos o prazer e o orgulho de transmitir histórias e lembranças do Amigo Inácio Steinhardt, que nos escreve de Israel, nasceu em Outubro de 1933 tendo ido viver para Camarate, onde iniciou a sua infância, cheia de memórias, jamais se esqueceu da sua/nossa terra.

Apelamos a quem tenha fotos de Camarate, da época principalmente, que tenha a bondade de as partilhar connosco, com o Inácio, pois as memórias e lembranças devem ser partilhadas!

ENCONTRAR GENTE BOA NO CAMINHO

Imagino que hoje já se poderá dizer em voz alta, em Camarate, que eu não nasci em Camarate. Há alguns decénios atrás, se eu dizia isso era logo atacado verbalmente por todos os presentes: "O Inacinho nasceu em Camarate". Hoje já não há esse risco, porque já não deve haver em Camarate quem se lembre de mim ou dos meus pais

A verdade é que, só por acaso, eu não nasci em Camarate. Os meus pais viviam em Camarate. Mas a minha mãe foi ter-me a Lisboa. Havia lá um hospital israelita e todas as senhoras judias, sobretudo as imigrantes recentes, iam lá ter os seus filhos. Nasci em Lisboa, no dia 5 de Outubro de 1933, dia da implantação da República em 1910, mas também dia da assinatura do Tratado de Zamora, no qual Afonso VII de Castela reconheceu a independência do seu primo Afonso Henriques. Portanto, o dia da verdadeira independência de Portugal. E para tornar a data mais festiva, era também o primeiro dia da festa judaica das Cabanas, chamada Sucot.

Com a idade de oito dias eu já estava na nossa casa em Camarate. Só lá vivemos até pouco antes de completar 3 anos de idade. Mas fiquei sempre ligado a Camarate (ou Camarate ligado a mim), enquanto vivi em Portugal, até 1976, e, na realidade, toda a vida, até hoje, como se vê.

Ainda há alguns decénios, na década de 1960, me aconteceu telefonar para casa de certa personalidade, em Lisboa, e quando disse o meu nome à empregada doméstica que me atendeu, ela respondeu-me: "Ah, mas então é o Inacinho de Camarate!". Ela era de lá e lembrava-se.

Como fomos parar a Camarate, só a Providência Divina poderá explicar.

Meu pai nasceu numa pequena vila da Polónia. Em 1914, quando começou a primeira Guerra Mundial, a primeira não a do Holocausto, todos os judeus tiveram que fugir. Os meus avós foram, com toda a família, para a cidade de Tarnow, na província da Galícia. Meu pai tinha então seis anos de idade. Pouco frequentou a escola, mas foi aprender o ofício de relojoeiro, como aprendiz de um oficial. Eram muitos irmãos em casa, e os ingressos da família eram parcos.

Com a idade de 16 anos resolveu sair de casa dos pais e tentar a sorte noutro lado. Chegou à Alemanha, onde começou por trabalhar numa mina de carvão, mas breve conseguiu ser admitido como aprendiz de relojoeiro, e fazer exame para mestre-oficial da profissão. Era no tempo em que, quando se estragava uma peça, o relojoeiro tinha que a fazer por suas mãos. O meu pai era muito habilidoso de mãos, qualquer arte mecânica era fácil e intuitiva para ele. Na altura o nazismo estava a subir na Alemanha, e alguém convenceu o meu pai a ir-se embora da Alemanha. Chegou à Bélgica, Antuérpia, e foi admitido como operário numa fábrica. Aí encontrou um conterrâneo seu, que andava na mesma senda que ele, um passo mais à frente. Max queria chegar à América, e como primeiro passo desembarcou em Lisboa. Daí escreveu ao meu pai, aconselhando-o a que fizesse o mesmo. Em Portugal podia-se trabalhar e ganhar para viver. Meu pai tinha então conhecido a minha mãe, mas decidiu fazer a tentativa sozinho.

Em Lisboa, Max quis ensinar-lhe o modo de vida da maioria dos jovens polacos que lá haviam chegado. Venda ambulante de malhas, de porta em porta. Meu pai não se sentiu com jeito para isso. Procurou um lugar onde pudesse alugar um quarto modesto mais barato. Foi parar a Camarate. Como e porquê Camarate, não sei. Suponho que procurou os arredores. Deve se ter metido a pé pelas azinhagas da Portela de Sacavém e chegou a Camarate. Gostou e conseguiu alugar um quarto em casa da família Canal, no segundo andar de uma casa com portão de ferro e ameias no telhado, no lado direito de quem sobe, na rua que, na altura ainda não tinha nome, mas que hoje se chama Rua Teodora Maria de Oliveira, dois prédios adiante da "Sociedade", que não sei se já existia. 


Para pagar a renda era preciso trabalhar. O meu pai era muito empreendedor. Passou pelo largo da igreja e viu que o relógio da torre estava parado. Mal sabia dizer algumas palavras em português, mas perguntou porquê. Disseram-lhe que estava parado há muitos anos, porque já não havia quem o arranjasse. Salvo erro era ainda um relógio com rodas de madeira. O meu pai pediu que lhe facilitassem a subida à torre. Foi lá e depois de algum tempo o relógio estava a dar badaladas. Claro que ninguém lhe pagou por isso, mas o estratagema deu resultado. Veio muita gente ver porque era que o sino estava a dar badaladas. Disseram-lhes que o "alemão" era relojoeiro e tinha arranjado o relógio da torre. A maior parte da população provavelmente não tinha relógio. Mas entre os curiosos que vieram ver havia alguns agricultores e proprietários de quintas, que tinham relógios parados em casa. Convidaram-no para ir ver os seus relógios. À saída ou lhe pagavam o bom trabalho ou lhe davam um cesto com frutas e hortaliças.

As pessoas queriam saber como se chamava o "alemão". O meu pai respondeu "Wolf". E o que queria dizer Wolf? Com o pouco que foi aprendendo de português (meu pai sempre teve muito jeito para línguas, sem nunca ter aprendido nenhuma na escola) ele explicou que era um animal que vivia na floresta. Perceberam que era um lobo. Desde então ficou conhecido pelo senhor Lobo, ou "o Lobo de Camarate", e sempre ficou Lobo, até conseguir naturalizar-se português e então escolheu "Lopo Steinhardt"

continua...
Inácio Steinhardt
Journalist - Translator - Researcher 

1 comentário:

Inácio disse...

Eu gostaria de ter sobretudo fotografias dos meus "avós" e "tios" adoptivos, Jacinto Moreno, Maria da Conceição Baptista, Ramiro Moreno, José Moreno. A uem as tiver e me mandar cópias ficarei muito agradecido.
inacio@steinhardts.com