Poderá também gostar de:

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

História - Enquadramento físico de Camarate


 Camarate, onde fica!?
Em Portugal, Lisboa é a sua capital e é neste distrito que se encontra o concelho de Loures, do qual faz parte Camarate.

Localizada no distrito de Lisboa, no extremo sul do concelho de Loures, a freguesia de Camarate tem uma superfície de cerca de 5,52 Km2, uma densidade populacional um pouco superior a 4100 habitantes por quilómetro quadrado e é limitada pelas freguesias de Sacavém, Unhos, Prior Velho, Apelação, Frielas e Olival Basto.
Foi criada em 1511, por desmembramento da freguesia de Sacavém mas, só através de um Decreto de 26 de Setembro de 1895 foi integrada no Concelho de Loures. Pertenceu ao 4º Bairro de Lisboa, aos Olivais e ao 3º Bairro de Lisboa.
Encostado a Lisboa, Camarate conserva ainda um pouco da sua morfologia do séc.XIX, do tempo das azinhagas.
Entre os prédios de construção moderna, vislumbram-se restos de quintas, ruínas de frontões brasonados e varandas setecentistas, que só um olhar atento pode registar.   
 Camarate foi uma localidade privilegiada para fixação de famílias de fidalguia rural e era considerada uma povoação de termo de Lisboa. Em 1511, estas famílias estavam ligadas aos corregedores de Lisboa e, Camarate, estava sujeita aos Corregedores do Castelo.
Até meados deste século conservou a sua ruralidade, a avaliar pela grande quantidade de quintas e a extensa rede de azinhagas, debruadas por longos troços de sólidos muros de pedra.
Mas, com o avançar do progresso e devido à proximidade de Lisboa, foram-se introduzindo modificações a vários níveis e Camarate transformou-se num dormitório de Lisboa e espaço do sector terciário.


fonte:textos elaborados por alunos da  
escola eb23 Mário de Sá Carneiro

1 comentário:

Anónimo disse...

Camarate com as suas quintas historicas recuperadas e consequentemente um museu sobre as quintas de loures, mais o seu centro histórico mais bem cuidado poderia ser um local muito aprasivel para se viver. Bom texto !