Poderá também gostar de:

domingo, 20 de novembro de 2011

Bombeiros em guerra largam 18 mil pessoas

Os bombeiros de Camarate, que servem cerca de 18 mil pessoas recenseadas, estão desde ontem encerrados por tempo indeterminado. Os cerca de 30 voluntários admitem apenas sair para as emergências mais graves, em protesto contra Jorge Fernandes, comandante há cinco anos, cuja saída é exigida pelos seus subordinados com o apoio da direcção da Associação Humanitária. O visado, acusado de diversos actos de má gestão, aponta o dedo à direcção por ter "instigado a indisciplina".

António Perna preside à Associação dos Bombeiros de Camarate desde Junho deste ano. O responsável assegurou ao CM que foi por causa de Jorge Fernandes que cerca de 90 bombeiros saíram daquela corporação. "Restam-nos pouco mais de 30", que agora estão em protesto.

Hugo Lamas foi um dos que saiu "graças a processos disciplinares". "Há até suspeitas de assédio a mulheres bombeiros", adiantou António Perna.

O pedido de saída de Jorge Fernandes já foi, de resto, objecto de um abaixo-assinado, estando em curso o segundo.

"Hoje [ontem] de manhã só acorremos a uma inundação, por ordem do Centro Operacional de Lisboa". Contactado pelo CM, o comandante Jorge Fernandes acusa a direcção de "ter fomentado o diferendo". O comandante garante que vai sair de Camarate. "Mas só depois de a Autoridade Nacional de Protecção Civil terminar o inquérito que iniciou por queixa da direcção, e no qual estou certo de que será provada a minha inocência de acusações que nego"

1 comentário:

Anónimo disse...

É muito triste que os Bombeiros de Camarate andem nos órgãos de informação por razões de carácter político interno que em nada dignificam a Associação.
Os sócios merecem mais respeito, e deveriam ser ouvidos, sobre tudo o que se está a passar.
Nós, os sócios dos Bombeiros de Camarate não podemos admitir que um senhor que caiu em Camarate sem ninguém saber quem ele é, que esteja a meter em causa a Associação dos Bombeiros de Camarate.
O Presidente da Direcção deveria demitir-se dos conflitos que envolvem o Corpo Activo, a Direcção não se pode envolver nem deve envolver nos conflitos dos Bombeiros.
Os Bombeiros de Camarate estão divididos em duas partes, Direcção e Corpo Activo, a Direcção é um órgão eleito pelos associados para gerir a instituição não podendo esta, interferir directamente nas questões que são exclusivas dos Bombeiros nem marcar reuniões directamente com os Bombeiros; É da responsabilidade do Comando e dos Bombeiros gerir toda a parte logística em todas as vertentes respeitante aos Bombeiros sem interferir com os órgãos sociais, compete a estes organizarem-se e decidirem o melhor para o desenvolvimento da sua actividade, dentro de uma base sólida, transparente e honesta.
Se o Comandante não presta? O Presidente da Direcção também não.
Um associado